O sol ainda brilhava intensamente quando os espectadores começaram a ocupar seus lugares em frente ao Colégio Notre Dame Aparecida. Foi dali que, acomodados em suas cadeiras, eles esperaram com agravada expectativa pela apresentação da Cantata Natalina, transferida para esta terça-feira (06) em decorrência do mau tempo que marcou o final de semana.
À medida que a plateia se formava, propiciando que o evento cumprisse com o propósito de oportunizar que os carazinhenses tornassem a congregar-se para celebrar o milagre do Deus feito carne, uma profusão de emoções tomava conta dos bastidores. Alegria, ansiedade e gratidão transcendiam os olhares das crianças, dos adolescentes e dos adultos que emprestavam seus talentos ao espetáculo evangelizador, enquanto aguardavam que os relógios marcassem 21 horas.
Foi nesse momento que as luzes da fachada escolar foram acesas e o hino “Vem Cantar a Alegria de Viver” foi novamente entoado, marcando o início da celebração que, envolvendo pelo menos 500 artistas, rememora o nascimento do Menino Jesus.
Entrando em cena para enaltecer o sentimento legado por Deus à humanidade, atores, cantores e dançarinos foram movidos pela epístola inicial do apóstolo João, a qual explica “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (4:19), para representar o gesto sublime do Criador, que enviou Seu filho unigênito ao mundo para propagar a paz, a verdade e a salvação.
Ao longo dos seus diferentes quadros, o espetáculo enfatizou o verdadeiro sentido do Natal, lembrando os espectadores de que os presentes mais valiosos são aqueles que não têm preço, como um gesto afetuoso, um abraço acolhedor, uma palavra de incentivo e um momento em família. “Abraçar, perdoar, tempo de se amar. O verdadeiro Natal, se chama Jesus”, entoaram os cantores, reforçando o estímulo para que o amor permeie todas as relações.
Exaltando, também, a coragem e a fé de Maria, que aceitou a missão de gerar o redentor, mesmo sabendo das dificuldades que enfrentaria, o evento ainda evidenciou a simbologia da festividade cristã, reforçando o convite para que a data seja envolta por valores como a solidariedade, a fraternidade e a gratidão.
Por fim, o tom alegre e otimista, tão característico do Natal, marcou a despedida da 16ª edição do espetáculo evangelizador, propiciando que a rua fosse tomada por dezenas de membros da comunidade escolar, os quais anunciavam: “vem que está chegando o Natal, pois nasceu Jesus, o Salvador” ao passo que Papais Noéis, distribuindo balas aos espectadores, precediam o show de fogos de artifício que coroou o show.