A valorização da cultura local foi o objetivo que norteou a vasta gama de atividades pedagógicas realizadas, no Colégio Notre Aparecida, durante a Semana Farroupilha.
Por isso, as crianças matriculadas do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental participaram de uma conversa com Mário José Bandeira. Apaixonado pelas tradições gaúchas e membro da patronagem do CTG Rincão Serrano, o convidado explanou sobre os aspectos que tornam tão singulares os hábitos cultivados pelos sul-rio-grandenses, enaltecendo a culinária, a indumentária, a dança e as músicas típicas do seu estado.
Tais educandos ainda recordaram os acontecimentos históricos que envolvem o Dia do Gaúcho, além de terem participado de atividades comemorativas organizadas pelos seus próprios responsáveis.
As crianças que integram as diferentes turmas da Educação Infantil, por sua vez, construíram saberes sobre um dos animais símbolo do Rio Grande do Sul. Por isso, tiveram a oportunidade de andar a cavalo.
Elas ainda prestigiaram uma apresentação de danças tradicionais, protagonizada por Sarah Lazzari Silveira e Cristiano Azevedo de Moraes, além de vivenciarem momentos de integração e estudo das tradições estaduais.
As festividades farroupilhas também inspiraram oficinas que, envolvendo os educandos matriculados no Integral Notre Dame, se debruçaram sobre a culinária característica do povo rio-grandense.