A alfabetização de uma criança acontece, efetivamente, apenas no 1º Ano do Ensino Fundamental, mas, é na Educação Infantil, que os estudantes conhecem a diversidade de letras existentes e a relação delas com os nomes de pessoas, animais e objetos.
Com o intuito de tornar esse aprendizado mais concreto, rico e de fácil assimilação, promovendo a associação de cada letra com algo presente no dia a dia do educando, as turmas do Nível III da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida estão desenvolvendo um projeto denominado “O aniversário do Seu Alfabeto”, inspirado pela obra de Ademir Piedade, que inspirou a atividade.
Nele, a cada sexta-feira, um educando de cada turma é sorteado para levar para casa uma caixa com a personagem do livro, diversas atividades e uma determinada letra. Como tarefa de casa, durante o final de semana, juntamente com seus familiares, as crianças devem ler a narrativa, brincar com o boneco e com os jogos, pesquisar sobre a letra em questão e escolher um objeto que inicie com ela para incluir na caixa.
Há, ainda, um caderno de registros onde os responsáveis devem descrever e ilustrar as atividades desenvolvidas pela família, além de curiosidades e informações sobre o objeto escolhido pelo estudante.
Na segunda-feira, quando a caixa retorna para a escola, aquilo que foi relatado pelas famílias é apresentado aos colegas de turma e serve como base para o estudo da letra.
Nesta semana, os educandos aprenderam sobre a letra E. Além da partilha das informações registradas no final de semana, o estudo contou com atividades baseadas na história “Elmer, o Elefante”, que promove a reflexão sobre o respeito às diferenças, já que Elmer é um animal quadriculado e colorido.
Mais que apresentar aos estudantes as letras do alfabeto, desenvolver o letramento e a formação das palavras de forma lúdica e divertida, o projeto, que culminará com uma grande festa de aniversário para o Seu Alfabeto, tem o propósito de aprimorar o envolvimento familiar nas atividades escolares, estimular a criatividade e aguçar a curiosidade das crianças.