Assim como os educandos matriculados no turno da manhã – que, na última semana, socializaram o conteúdo das obras literárias aprofundadas no primeiro trimestre letivo -, os estudantes do Ensino Fundamental I, que frequentam as aulas no período da tarde, também apresentaram releituras de livros aos colegas.
A cada dia desta semana, os matriculados em um segmento de ensino expuseram as narrativas lidas aos demais estudantes. Os do 3º Ano, por exemplo, utilizaram maquetes, televisores de sucata, teatro de fantoches, guarda-chuvas de ideias e outras ferramentas confeccionadas por eles próprios, para contar as histórias de “A árvore de Beto” e “Quem vai salvar a vida”, escritas por Ruth Rocha.
Os educandos do 1º Ano B, por sua vez, apresentaram a narrativa de “O Chá das Maravilhas”, de Léia Cassol, em forma de poesia. Já, os da outra turma de 1º Ano e os do 2º Ano optaram pela contação de histórias para envolver os colegas no enredo de “Mil Pássaros pelos Céus”, obra de Ruth Rocha, e “A Galinha Ruiva”, da Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças.
Os educandos do 4º Ano, por fim, apresentaram sua “Colcha Literária”. Composta por poesias escritas em formatos diversos, ela foi inspirada no livro “Poesia dos pés à cabeça”, de Adriano Bitarães Netto.
A leitura e a socialização dos livros são a tônica do projeto literário desenvolvido pelo Colégio Notre Dame Aparecida, com o intuito de formar autores aptos a expressarem-se em múltiplas linguagens e leitores capazes de compreender textos diferentes e disponíveis em suportes variados. Por isso, os estudantes preenchem fichas de leitura, escrevem e confeccionam trabalhos manuais, desenhos e pinturas, além de planejar e executar a socialização das narrativas.