A Cantata Natalina promete, mais uma vez, emocionar os carazinhenses. Afinal, quando as janelas do Colégio Notre Dame Aparecida forem abertas, na noite desta terça-feira (05), o milagre do Natal será cantado, encenado e coreografado, trazendo à tona valores e significados que transcendem gerações.
Exaltando a história que permanece intacta ao passar dos séculos, o espetáculo convidará os espectadores a revisitarem as próprias trajetórias, revivendo memórias afetivas, refletindo sobre o presente e almejando o porvir. Para tanto, além da narrativa centrada no Salvador, que veio ao mundo para prover a redenção de Seu povo, o evento irá retratar mazelas comuns à sociedade contemporânea, enfatizando o compromisso de cada indivíduo com a construção de uma sociedade mais tolerante, fraterna e solidária.
Norteado pelo tema “Natal nas Janelas do Tempo: louvor, bênção e prosperidade”, tal espetáculo envolve cerca de 500 pessoas, as quais lançam mão de suas habilidades cênicas, expressivas e musicais, bem como se dedicam à produção dos quadros artísticos, para concretizar o show há tanto idealizado. Os participantes, como explica o vice-diretor da instituição de ensino, André Binsfeld, são educandos das diferentes etapas de ensino, assim como seus docentes e familiares, além de membros da comunidade local. “Desde agosto, os coralistas aperfeiçoam suas habilidades vocais, ensaiando o repertório. Desde o início de novembro, os atores, solistas e dançarinos repassam as coreografias, canções e encenações que darão vida, ritmo e movimento à narrativa”, descreve.
Às vésperas de interpretarem diante do público os papéis artísticos de que se apropriaram com tanto afinco, os protagonistas, a exemplo da estudante Amábille Busch, experimentam uma intensificada expectativa. “O que eu espero da Cantata Natalina de 2023 é muita emoção! Essa será a penúltima edição de que vou participar como estudante Notre Dame, por isso, quero me divertir com meus amigos, colegas e com toda a equipe envolvida. Com certeza, será um momento maravilhosamente inesquecível!”, enfatiza a integrante do grupo de solistas do show – que terá início às 21 horas, com pré-apresentação, a partir das 20 horas, da Banda Marcial do Colégio Notre Dame Aparecida.
Alterações no trânsito para a realização da apresentação
Para viabilizar a instalação da infraestrutura necessária à realização da Cantata Natalina, o tráfego de veículos pela Rua Bernardo Paz, no trecho em frente ao Colégio Notre Dame Aparecida, está interrompido desde às 13h30min desta segunda-feira, permanecendo dessa forma até o final do espetáculo. O trânsito será normalizado na madrugada de quarta-feira (06), após a remoção dos equipamentos de iluminação e sonorização.
Mutirão da Esperança
Além de propiciar a reflexão acerca do verdadeiro sentido do Natal, a Cantata Natalina convida seus espectadores à vivência dos valores que permeiam a celebração cristã, por meio do Mutirão da Esperança. A iniciativa consiste na arrecadação de brinquedos novos, que serão destinados às crianças dos municípios de Muçum e Roca Sales – ambos fortemente atingidos pelas enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul. As doações, embaladas para presente e acompanhadas de carta destinada a quem as receberá, podem ser entregues na recepção do Colégio Notre Dame Aparecida ou, ainda, depositadas junto ao palco do espetáculo, na noite de sua apresentação.