Estudantes preparam-se para o ingresso no Ensino Fundamental
10 de novembro de 2015 Notícias, Portal

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é, naturalmente, causadora de dúvidas e de sensação de insegurança em grande parte dos estudantes. Afinal, ao evoluírem de curso, as crianças se deparam com a modificação da sistemática das aulas, que passam a contar com mais atividades didáticas e menos lúdicas e com a ampliação da utilização do caderno e da escrita, assim como, da exigência das professoras na execução das tarefas e dos deveres.

Nível III A e B (13)Essas e outras mudanças, além de sugestões de como as famílias podem auxiliar os educandos, durante o processo de adaptação, amenizando os impactos causados pela progressão, foram apresentadas aos pais dos concluintes da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida, na última semana.

Durante a reunião, foram apresentadas aos participantes algumas das características do Ensino Fundamental, como a forma como a prática pedagógica é desenvolvida, a metodologia de avaliação, a importância de cumprir horários, a presença de professores diferentes em determinadas disciplinas – como Música, Educação Física e Inglês – e a divisão do horário das aulas por períodos.

Nível III A e B (20)A importância da parceria entre escola e família para a formação de hábitos, de atitudes e de limites e no incentivo e no reconhecimento das conquistas também foi ressaltada aos familiares presentes no encontro.

Nele, também ficou combinado que os estudantes do Nível III iriam começar a entrar em contato, desde agora, com o cotidiano do Ensino Fundamental. A primeira experiência aconteceu na última sexta-feira (06), quando as turmas participaram do recreio no pátio da instituição de ensino, junto dos educandos mais velhos.

Acompanhados pelas educadoras titulares e auxiliares, as crianças brincaram, pularam corda e jogaram futebol na quadra de gramado sintético.

  • Colégio Notre Dame Aparecida