Toda sociedade possui leis e códigos que regulam a interação entre as pessoas, estabelecendo direitos e deveres. É o cumprimento dessas regras que torna a vivência social construtiva e organizada.
Por isso, a escola, como um ambiente de preparo das crianças e dos jovens para a vida e para o convívio em sociedade, deve também orientá-los sobre a importância de respeitar o outro, de fazer valer os seus direitos, de cumprir com os seus deveres e de trabalhar pelo bem comum.
Por isso, a definição de regras para nortear o convívio em sala de aula, antes de ser uma forma de organização do cotidiano escolar, é uma ferramenta de formação pessoal do educando.
Pensando nisso, na última semana, os estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida foram desafiados a estabelecerem, em conjunto, as normas de convivência em sala de aula – que, além de tornar o convívio mais saudável, harmônico e proveitoso, favorecem o aprendizado e estimulam o estudo. Antes da definição, porém, com base no livro “Revolução no Formigueiro”, de Nye Ribeiro, as crianças participaram de uma atividade que explorou o uso de QR Code e a sua capacidade de expressão por meio de mimicas.
A narrativa do livro apresenta as regras do formigueiro da floresta dos Jatobás, que devem ser seguidas por todas as formigas que vivem nele. Para conhecê-las, contudo, divididos em pequenos grupos, os educandos deveriam decodificar o código – utilizando tablets . Após ter acesso à norma, deveriam ler a regra e apresentá-la aos colegas com mímicas.