Duas linhas de projetos pedagógicos vão nortear o ano letivo de 2017, no Colégio Notre Dame Aparecida. A primeira delas é inspirada no tema da Campanha da Fraternidade, que convida a sociedade a refletir sobre os biomas brasileiros. Sua culminância acontecerá em julho, durante a tradicional Feira do Conhecimento – realizada pela instituição de ensino a cada dois anos.
Motivados pela temática, os estudantes que compõem a turma B do 1º Ano do Ensino Fundamental vão pesquisar, para apresentar aos visitantes do evento, os chás e as suas respectivas propriedades medicinais. Por isso, como atividade introdutória, participaram, na última sexta-feira (07), de uma conversa com Delmar Cardoso – que, há anos, comercializa chás e temperos.
Durante a atividade, realizada na horta da instituição de ensino, o convidado citou os benefícios que o capim cidreira, a camomila, o alecrim, a hortelã, o manjericão e outras plantas podem proporcionar ao organismo. Ele, também, falou sobre o valor que os chás tinham no passado e estimulou os educandos a observar e sentir os aromas das diversas plantas encontradas no local.
Posteriormente, Delmar demonstrou o preparo correto da bebida, ressaltando que as crianças não devem mexer com fogo e água quente – por isso, precisam da ajuda de um adulto para preparar chás.
Assunto também será abordado por meio de obra literária:
Os chás motivarão, também, atividades desenvolvidas por essas crianças, como parte do projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável” – desenvolvido pela Rede de Educação Notre Dame, em todas as suas unidades, com o intuito de formar leitores capazes de compreender diferentes textos, em suportes variados, e escritores aptos a expressarem-se em diferentes linguagens. Isso porque, a obra escolhida para nortear os trabalhos de compreensão, interpretação e socialização textual foi “A menina do cabelo roxo em… O chá das maravilhas”, da escritora Leia Cassol.