Se, hoje, é possível conversar instantaneamente com alguém que está a quilômetros de distância, antigamente, quando as cartas eram o principal meio de comunicação, esse contato poderia levar dias ou até mesmo semanas.
Para quem nasceu na Era Digital, é estranho imaginar a vida sem a praticidade das novas tecnologias. Além disso, provavelmente, um nativo dessa Era jamais preencheu um envelope e postou uma correspondência. Por isso, durante o estudo sobre os Meios de Comunicação, os estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida foram estimulados a resgatar o hábito de enviar cartas.
Para tanto, deveriam escolher um ou mais destinatários, com o intuito de explicar a eles, por meio da escrita, o objetivo da atividade. O texto deveria, ainda, ser redigido considerando as partes de uma carta – data, saudação, texto, despedida e assinatura.
Após a redação, os educandos deveriam, também, preencher corretamente o envelope.
Com isso pronto, foram até a Agência dos Correios mais próxima do Colégio, para postar as correspondências, que serão recebidas pelos destinatários, no endereço indicado no envelope.