Em imersão na história Notre Dame, colaboradores rememoram a vida e a obra de Santa Júlia Billiart
9 de fevereiro de 2023 Notícias

Em comemoração ao centenário da presença Notre Dame no Brasil,  docentes e funcionários escolares foram convidados à contemplação, à reflexão e à oração

A mística Notre Dame foi profundamente vivenciada, na manhã desta quinta-feira (09), pelos colaboradores das três instituições de ensino gaúchas que integram a Rede de Educação. Afinal, em preparação para o início de mais um ano letivo, educadores da Escola Notre Dame Menino Jesus e do Colégio Notre Dame, ambos localizados em Passo Fundo, além de docentes e funcionários do Colégio Notre Dame Aparecida, de Carazinho, foram recebidos na Casa Santa Cruz, onde percorreriam o Caminho de Santa Júlia.

Antes de trilhar o percurso de 1,3km, os colaboradores escolares foram divididos em 10 grupos, os quais rememoravam as Irmãs de Notre Dame que se lançaram em missão para fundar, no Brasil, a obra evangelizadora inspirada nos preceitos de Júlia Billiart. Ao longo do itinerário espiritual, então, puderam aprofundar-se na espiritualidade e nos valores que balizaram o viver daquela que vislumbrou e concretizou a fundação da congregação religiosa presente, há um século, no País. Para tanto, caminharam a passos lentos e mantiveram-se reflexivos enquanto observavam os símbolos e liam os trechos extraídos de cartas, que recordam os acontecimentos que lhe marcaram a vida, bem como exaltam a benevolência, a misericórdia e a fé da personalidade canonizada em 1969.

Ao término do momento de contemplação e prece, a superiora da Província da Santa Cruz, Irmã Dirce Slaviero, enfatizou o propósito de tal andar. “Além de rememorar a história de Júlia, esse caminho nos lembra de que a nossa condição no mundo é de peregrinos, estamos de passagem”, afirmou a religiosa.

Após concluírem o  trajeto, os educadores deslocaram-se ao Passo Fundo Shopping, prestigiando a exibição do documentário “Nos traços do Bom Deus, escrevemos nossa história”.

Ocupando três salas de cinema, revisitaram a história da Congregação em terras brasileiras, conduzidos por um roteiro que integra depoimentos e dramatizações. Mais que isso, embarcaram em uma emocionante viagem através do tempo, a qual, como sintetiza a educadora do Colégio Notre Dame Aparecida, Carliane Amorin Birckan, lhes permitiu rememorar os acontecimentos que permeiam o legado religioso e socioeducativo construído ao longo de um século. “Como é inspiradora a história que nos motiva a levar o carisma de Santa Júlia adiante! Quanta coragem foi necessária para abandonar tudo em nome da bondade de Deus!”, exalta a docente, salientando como essa trajetória a motiva a renovar seu compromisso com a missão de educar.

  • Colégio Notre Dame Aparecida