Compreendendo que, desde o início da caminhada escolar, o educando deve ser um agente da construção do conhecimento, investigando e buscando soluções colaborativas para desafios, o Colégio Notre Dame Aparecida está adotando, na Educação Infantil, a metodologia de projetos. “Com ela, as crianças se sentem responsáveis por suas conquistas e confiantes acerca do quanto são capazes de aprender”, justifica a coordenadora pedagógica do nível de ensino, Evanir Grimm.
Além disso, elas desenvolvem a habilidade de trabalhar em conjunto, vivenciando a empatia e o respeito às diferenças. “São qualidades fundamentais ao futuro, que, na nossa percepção, começam a ser desenvolvidas na Educação Infantil”, acrescenta.
Os benefícios desse método, porém, não se restringem às crianças. Afinal, como descreve Evanir, ele impele os educadores a tornarem-se pesquisadores ativos de sua própria prática. “Nos desacomodamos do que já sabemos e acreditamos para buscar um novo meio de trabalho, partindo das necessidades que a sala de aula nos impõe”, comenta.
Por isso, a metodologia está sendo aplicada de modo que as turmas desenvolvam estudos específicos, cujas temáticas foram definidas a partir dos interesses e das particularidades dos próprios educandos. Afinal, um projeto visa dar sentido às aprendizagens. “As crianças são ávidas por conhecimento e o educador pode potencializar esse interesse, oferecendo boas perguntas e bons cenários de pesquisa”, pontua, enfatizando o seu papel de mediador da construção de saberes e de incentivador de novos sentidos e descobertas.
Desse modo, os educandos que integram a turma B do Nível II estão empenhados na disseminação de valores e bons sentimentos, enquanto os da turma C do Nível I estão identificando suas características, seus gostos e preferências, a fim de assimilar a importância do respeito às diferenças. As crianças que compõem a turma A do Nível III, por sua vez, estão refletindo sobre a força e a importância da mulher.
Os assuntos, ainda conforme a coordenadora, seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, que sempre nortearam a proposta pedagógica da instituição de ensino. “O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações… são eixos temáticos abordados com o intuito de estimular a pesquisa e instigar a busca pelo conhecimento”, conclui.
Confira os projetos desenvolvidos pelas turmas: