Educação Infantil adota a metodologia de projetos como norteadora de atividades pedagógicas
16 de julho de 2019 Notícias, Portal

Os brincalhões (9)Compreendendo que, desde o início da caminhada escolar, o educando deve ser um agente da construção do conhecimento, investigando e buscando soluções colaborativas para desafios, o Colégio Notre Dame Aparecida está adotando, na Educação Infantil, a metodologia de projetos. “Com ela, as crianças se sentem responsáveis por suas conquistas e confiantes acerca do quanto são capazes de aprender”, justifica a coordenadora pedagógica do nível de ensino, Evanir Grimm.

Além disso, elas desenvolvem a habilidade de trabalhar em conjunto, vivenciando a empatia e o respeito às diferenças. “São qualidades fundamentais ao futuro, que, na nossa percepção, começam a ser desenvolvidas na Educação Infantil”, acrescenta.

Os benefícios desse método, porém, não se restringem às crianças. Afinal, como descreve Evanir, ele impele os educadores a tornarem-se pesquisadores ativos de sua própria prática. “Nos desacomodamos do que já sabemos e acreditamos para buscar um novo meio de trabalho, partindo das necessidades que a sala de aula nos impõe”, comenta.

Por isso, a metodologia está sendo aplicada de modo que as turmas desenvolvam estudos específicos, cujas temáticas foram definidas a partir dos interesses e das particularidades dos próprios educandos. Afinal, um projeto visa dar sentido às aprendizagens. “As crianças são ávidas por conhecimento e o educador pode potencializar esse interesse, oferecendo boas perguntas e bons cenários de pesquisa”, pontua, enfatizando o seu papel de mediador da construção de saberes e de incentivador de novos sentidos e descobertas.

Nível I C (2)Desse modo, os educandos que integram a turma B do Nível II estão empenhados na disseminação de valores e bons sentimentos, enquanto os da turma C do Nível I estão identificando suas características, seus gostos e preferências, a fim de assimilar a importância do respeito às diferenças. As crianças que compõem a turma A do Nível III, por sua vez, estão refletindo sobre a força e a importância da mulher.

meu amigo dinossauro (32)Os assuntos, ainda conforme a coordenadora, seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, que sempre nortearam a proposta pedagógica da instituição de ensino. “O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações… são eixos temáticos abordados com o intuito de estimular a pesquisa e instigar a busca pelo conhecimento”, conclui.

Confira os projetos desenvolvidos pelas turmas:

  • Maternal A – Os Minichefs: receitas deliciosas!
  • Maternal B – A magia das histórias
  • Júnior A – Meu amigo dinossauro
  • Júnior B – Abelhinha, abelhão
  • Júnior C – Fazendinha: o que tem lá?
  • Nível I A – Se eu fosse um bicho, eu seria…
  • Nível I B –  “Existe dentro de cada criança um super-herói que ama, cuida da vida, do outro e do planeta”
  • Nível I C – Descobrindo tudo sobre mim
  • Nível II A – No mundo das brincadeiras
  • Nível II B – Cavaleiros da Bondade
  • Nível II C – Pequenos brilhantes
  • Nível III A – Mulher-Maravilha: quem é?
  • Nível III B – Minecraft: Que mundo é esse?
  • Nível III C – O mundo do Rock’roll

Confira algumas fotos das atividades já realizadas:

  • Colégio Notre Dame Aparecida