Ao longo do ano letivo, as crianças e os adolescentes matriculados no Colégio Notre Dame Aparecida participaram de um projeto multidisciplinar sobre consumo consciente e destinação correta de Resíduos Sólidos, por meio do qual foram desafiados a realizar experimentos e pesquisas.
Desenvolvidos com o intuito de sensibilizar acerca da importância do descarte adequado do lixo, de fomentar ações sustentáveis e de promover a educação ambiental, suas conclusões e seus resultados foram apresentados à comunidade carazinhense, durante a Feira do Conhecimento – promovida na quarta-feira (25).
Observados com interesse por alunos de diversas escolas do município e da região, além de familiares dos expositores, os trabalhos abordaram, como esclarece o vice-diretor escolar, André Binsfeld, diferentes perspectivas dos temas norteadores. “A reutilização e o reaproveitamento dos diferentes resíduos, como o papel, o vidro, a borracha e o óleo de cozinha; a compostagem dos materiais orgânicos; a destinação correta do lixo eletrônico; os impactos da destinação incorreta do lixo eletrônico e do plástico; e a poluição do solo, do ar, dos rios e dos mares são apenas alguns dos vieses escolhidos pelas turmas”, exemplifica.
Houve, ainda, pesquisas que se debruçaram sobre o impacto social da reciclagem, além de práticas sobre matérias-primas alternativas.
Estudantes do Ensino Médio, por exemplo, desenvolveram um tijolo sustentável, confeccionado com argila e garrafas PET. Os protótipos, produzidos com o apoio de uma empresa que realizou a trituração do plástico e de uma olaria, posteriormente foram avaliados por engenheiro da Universidade Luterana do Brasil, que recomendou seu uso em paredes internas de edificações.
Educandos do 4º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, reutilizaram tecidos, papéis, latas e plásticos para confeccionar tapetes, jogos e cofrinhos.
Em meio aos 62 trabalhos expostos, ainda estavam iniciativas de conscientização, como o livro infantil “A Turma das Sementinhas” – elaborado pelos próprios estudantes -, bem como planos que visam à redução do consumo e ao descarte consciente.