Com o objetivo de chamar a atenção da população mundial para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, a Assembleia Geral das Nações Unidas, durante a Conferência sobre o Meio Ambiente Humano – realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972 -, estabeleceu que em 05 de junho seria comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Desde então, diversos eventos informativos são promovidos, em todo o mundo, na semana que antecede a data. Palestras, campanhas educativas, exibição de documentários, ações culturais e atividades escolares são algumas das iniciativas desenvolvidas com o objetivo de conscientizar sobre a importância da responsabilidade ambiental para o futuro do planeta.
Foi com esse mesmo propósito que, durante a primeira semana de junho, os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida participaram de uma série de atividades teóricas e práticas.
Inicialmente, em aula da disciplina de Ciências, os educandos leram um texto informativo sobre as medidas de preservação dos recursos naturais, que devem ser praticadas diariamente e adotadas por todos, como desligar a torneira durante a escovação dos dentes, reduzir o tempo de banho, desligar as luzes dos ambientes que não estão sendo frequentados, separar o lixo e não jogar resíduos no chão. Depois, os estudantes receberam a tarefa de confeccionar cartazes de conscientização, compostos por frases de impacto e imagens, a fim de que fossem espalhados pelas áreas de circulação e de convivência da instituição de ensino.
Além disso, a partir do livro didático, eles aprenderam sobre o Programa Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas – Projeto Tamar -, que, desde 1980, se dedica à pesquisa e à preservação de cinco espécies ameaçadas de extinção.
Em seguida, na disciplina de Português, os educandos dedicaram-se à leitura e à interpretação de tira da “Turma da Mônica” sobre o desmatamento. Com base na obra do cartunista Maurício de Sousa, produziram um texto narrativo.
Para finalizar as atividades, após terem escutado e refletido sobre a história “Gabriela na Janela”, de Amanda Castanheira e Claudia Cascarelli, as crianças participaram de uma Caçada Ecológica.
Com uma lista em mãos, os estudantes percorreram o pátio e a horta do Colégio, onde observaram, sem retirar do lugar, o maior número possível de itens, como uma planta que demonstrava que um inseto a visitou, uma formiga transportando algo, uma árvore com um ninho, uma planta com espinhos e um animal camuflado.