O prédio do Colégio Notre Dame Aparecida ganhou uma tonalidade especial na última quarta-feira (05): a cor símbolo da luta contra o câncer de mama. Ao entardecer, apesar da chuva, a fachada da instituição de ensino foi iluminada de rosa e assim permaneceu durante parte da noite.
O ato, alusivo ao movimento Outubro Rosa, foi promovido com o intuito de alertar sobre a importância da realização periódica de exames capazes de detectar os tumores de mama precocemente, diminuindo, desse modo, a agressividade do tratamento e aumentando a probabilidade de cura da doença.
A ação visou, ainda, conscientizar sobre os benefícios da adoção de hábitos saudáveis, como medidas de prevenção do câncer, afinal, praticar atividades físicas regularmente e alimentar-se de forma equilibrada, por exemplo, podem reduzir o risco de desenvolvimento da neoplasia em cerca de 30%.
Além disso, durante a semana, foram vendidas, no próprio Colégio, camisetas do Outubro Rosa. O valor arrecadado será, integralmente, revertido à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Carazinho.
Câncer de Mama:
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres, em todo o mundo – sem considerar os tumores de pele não melanoma -, correspondendo a 25% dos novos casos identificados a cada ano. Estima-se que, até o final de 2016, em escala nacional, sejam diagnosticados quase 58 mil novos casos da doença.
Outubro Rosa:
O movimento Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1990, mas, atualmente, mobiliza o mundo inteiro em prol da realização de campanhas informativas e de conscientização sobre o câncer de mama.