Lembrada em 10 de março, a fundação do Colégio Notre Dame Aparecida inspirou uma programação festiva que convidou os educandos a unirem-se em ação de graças e a vasculharem as próprias memórias. Realizada na sexta-feira que precedeu o 94º aniversário da instituição, a celebração fez alusão ao ato inaugural do educandário, quando uma cerimônia eucarística congregou a comunidade carazinhense.
Reunidos na Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus, a exemplo daqueles que, no longínquo ano de 1930, se regozijavam com as oportunidades descortinadas pela escola que abria as portas, os estudantes matriculados do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio prestavam tributo à história que atravessa a sua. Acompanhados por educadores, colaboradores e religiosas, eles também foram impelidos pelo celebrante, Padre Mateus Danieli, a externar sua gratidão pelas vivências oportunizadas ao passo que os saberes são construídos.
Já em sala de aula, uma dinâmica instigou-os a lembrar de momentos que marcaram sua trajetória escolar, desafiando os educandos à socialização de registros fotográficos – os quais seriam, posteriormente, expostos á apreciação de todos aqueles que transitam pela instituição de ensino.
Aniversário também foi comemorado no turno vespertino
Participando de estudos e atividades lúdicas, tais como a confecção de cartazes, a realização de pesquisas e o preparo de receitas culinárias, as crianças matriculadas até o 4º Ano do Ensino Fundamental se demoraram em festejos por toda a semana que antecedeu a data comemorativa.
O ápice da programação, contudo, ocorreu na tarde de sexta-feira (08), quando os educandos renderam graças pela trajetória do educandário e exibiram símbolos que a representam. Na sequência, eles também recordaram, por meio de fotografias, os momentos marcantes e os vínculos afetivos construídos no dia a dia escolar.
A exemplo dos estudantes matriculados no matutino, as crianças ainda entoaram a tradicional cantiga de parabéns e saborearam um delicioso bolo de chocolate.