Em 10 de março de 1930, uma celebração religiosa na Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus marcou a inauguração do, então, Colégio Nenê Dillenburg Sassi. Nesse dia, 79 meninas iniciaram as aulas na instituição de ensino fundada pelas Irmãs de Notre Dame, que haviam chegado ao Brasil em 1923.
93 anos após a cerimônia, em 10 de março de 2023 , mais de 300 estudantes estiveram reunidos, na mesma igreja, para celebrar a história do educandário, hoje nomeado de Colégio Notre Dame Aparecida.
Durante a missa, presidida pelo Padre Mateus Danieli, os educandos matriculados do 5º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio, além de educadores, colaboradores e religiosas, recordaram a trajetória educacional da instituição e agradeceram pela presença e atuação daqueles que, hoje, integram a sua comunidade escolar.
Em seguida, de volta às salas de aula, os estudantes participaram de uma dinâmica, na qual foram instigados a refletir sobre como era a vida das pessoas em Carazinho, no período de 1923 a 1930 – tempo entre o ano de chegada das Irmãs ao Brasil e a fundação do Colégio Notre Dame Aparecida.
Com base em pesquisas sobre o tema, eles foram desafiados a criar, em grupos, uma história fictícia, imaginando situações da vida dos jovens daquela época: seus estudos, comportamentos e atividades de lazer. Depois de idealizada, a narrativa deveria ser transformada em uma HQ ou fotonovelas.
Cumprida a vivência prática, os educandos divertiram-se em um intervalo estendido, enquanto saboreavam deliciosos cachorros-quentes.
Comemorações envolvem estudantes do turno vespertino
O 93º aniversário do Colégio Notre Dame Aparecida também foi festejado pelas crianças da Educação Infantil e do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental.
Ao longo da semana comemorativa, a data inspirou estudos e atividades lúdicas, produções de cartões e cartazes, pesquisas, contações de histórias, visitas aos espaços do educandário, festejos e o preparo de receitas culinárias.
Também, na tarde do dia 10, os estudantes celebraram a trajetória da instituição de ensino, em um momento de ação de graças – enriquecido pela presença do Padre Mateus Danieli.
Além de recordarem os fatos transcorridos no período de 1923 a 1930, eles agradeceram pelas experiências e os vínculos afetivos construídos durante sua vida escolar e foram convidados a compartilhar com os colegas as razões pelas quais amam o Colégio.
Ao aproveitarem a programação festiva, ainda, divertiram-se nos brinquedos infláveis e também apreciaram hot dogs.
Ação Social comemorativa
Para celebrar a data especial, a Pastoral Escolar convidou a comunidade educativa do Colégio a praticar a solidariedade, por meio da doação de alimentos não perecíveis.
Motivada pelo tema da Campanha da Fraternidade de 2023, a ação “ND Solidário” arrecadou mais de 220 kg de alimentos, além de 12 litros de leite e 15 litros de óleo de cozinha – donativos que foram destinados à Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que fará a entrega às famílias assistidas pela entidade.