Eles estão na temperatura, no saldo da conta bancária, no nível da altitude e nos fusos horários. São utilizados no dia a dia de forma natural, tanto que seu uso prático muitas vezes não é associado aos conteúdos teóricos das aulas de Matemática frequentadas na escola. Eles são os Números Positivos e Negativos, temática que norteou a atividade prática desenvolvida pelas turmas do 7º ano A e B do Ensino Fundamental II do Colégio Notre Dame Aparecida.
Após os estudos teóricos sobre o tema, as turmas receberam a tarefa de confeccionar maquetes ou representações de situações cotidianas em que aparecem os Números Negativos. Cada grupo sorteou uma determinada situação – temperatura, saldo de pontos, altitude, conta bancária – e, utilizando materiais alternativos, produziu as representações durante as aulas de Matemática. Depois de prontos, os trabalhos foram apresentados aos colegas.
Conforme a professora da disciplina, Cristiane Kraemer, a atividade teve o objetivo de mostrar aos estudantes de que forma a teoria dos livros é aplicada no dia a dia, para, com isso, facilitar a memorização e o aprendizado do conteúdo. Também, segundo ela, as tarefas práticas estimulam a criatividade, o gosto pela Matemática, além de desenvolverem a capacidade de relacionamento e trabalho em equipe.