Na última semana, os estudantes do 6º Ano B do Ensino Fundamental II do Colégio Notre Dame Aparecida realizaram um estudo de campo, na Praça Albino Hillebrand, localizada em frente à escola.
A atividade, que integrou a aula de Geografia, teve o objetivo de proporcionar aos estudantes uma compreensão prática do conceito de paisagem cultural, que consiste na união de elementos naturais com elementos construídos pelo homem, em determinado espaço, além do entendimento das relações biológicas, sociais e econômicas que a estruturam.
Segundo a educadora responsável pela disciplina, Andréia Comin, as relações biológicas, no caso estudado, decorrem da arborização do espaço, a existência de flores e outros tipos de plantas, a ausência de espécies que eram comuns no local e a necessidade de replantá-las.
“Junto com as questões biológicas há, então, a questão social. Durante a observação, por exemplo, nós comentamos como seria a postura da sociedade se ainda existissem peixes e tartarugas no chafariz da Praça? Os animas seriam cuidados por quem? Eles seriam deixados ali ou alguém se acharia no direito de levá-los para casa? E relacionado a isto está a questão econômica: qual seria o custo disso? É prioridade?”, complementa Andréia.
Para auxiliar nesse trabalho de análise, os estudantes entrevistaram os pais, avós e demais familiares sobre as mudanças que aconteceram na paisagem, ao longo do tempo, e os motivos que podem ter ocasionado tais modificações.
Com todas essas informações em mãos, os educandos compreenderam a relação do homem com o ambiente e como acontece a organização da sociedade humana e, em especial, da comunidade em que estão inseridos. “O que temos é o que queremos? Quem constrói o espaço geográfico é a própria sociedade, por suas necessidades e com seu comportamento. Todas essas questões foram relacionadas com as mudanças na paisagem que cada estudante observou”, finaliza a professora.