As bactérias estão em todos os tipos de habitat. Devido à sua capacidade de adaptação, sobrevivem até em ambientes que não comportam outras formas de vida. São encontradas nas mais baixas temperaturas da Antártida, em águas ferventes de fontes naturais e inclusive nas profundezas escuras dos oceanos.
Além de estarem presentes no ambiente, existem bactérias que habitam o corpo humano. O número desses seres que vivem dentro do corpo, em especial no aparelho digestivo e na pele, é mais alto que o número das células que o constitui.
Mesmo sendo responsáveis por uma série de doenças, como Tuberculose, Cólera e Coqueluche, as bactérias contribuíram, ao longo da evolução, para a formação de um sistema imunológico eficiente nos seres humanos. Também, são utilizadas na indústria farmacêutica e alimentícia.
Com o objetivo de mostrar aos estudantes que as bactérias estão por toda a parte, durante uma aula prática de Biologia, a turma da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Aparecida recebeu a tarefa de cultivar bactérias.
Conforme a professora da disciplina, Sabrina Penz Rizzi, inicialmente os educandos criaram ambientes para os seres se desenvolverem, utilizando gelatina e caldo de carne dissolvidos. Em seguida, contaminaram esses meios de cultura com bactérias, coletadas da boca, do chão, do celular, do vaso sanitário e outros locais. “Nesse ambiente, ocorrerá a proliferação das bactérias, formando colônias que poderão ser visualizadas pelos estudantes”, explica a educadora.