A “Modernidade Líquida” – conceito cunhado pelo sociólogo Zygmunt Bauman – debruça-se sobre as transformações do mundo contemporâneo, caracterizando pela fluidez, pela ausência de forma definida, pela velocidade, pela inconsistência, pelas incertezas e pela novidade as relações sociais atualmente estabelecidas. Por isso, como compreenderam os educandos da 1ª Série do Ensino Médio, a sociedade tem fixado suas esperanças e expectativas no presente, substituindo os projetos para o futuro pelo prazer instantâneo.
Em consonância com o que a “Modernidade Líquida” postula, a avaliação sobre o entendimento do conteúdo estudado foi fluida. “Os próprios estudantes puderam definir se fariam a avaliação individualmente, em duplas ou grupos; se fariam pesquisas sobre o tema; se fariam as apresentações utilizando cartazes, vídeos ou outra ferramenta”, descreve a educadora responsável pela disciplina de Sociologia, Bruna Anacleto. Além disso, prossegue a docente, a atividade foi realizada na brinquedoteca do Colégio Notre Dame Aparecida, a fim de que os adolescentes explorassem a criatividade. Afinal, enfatiza, não há sentido em refletir sobre uma sociedade na qual os indivíduos se sentem mais livres para agir conforme seus desejos e, posteriormente, utilizar métodos tradicionais para mensurar os conhecimentos construídos.