No 3º Ano do Ensino Fundamental, os estudantes matriculados no Colégio Notre Dame Aparecida, tradicionalmente, aprendem sobre a história de Carazinho.
Paralelamente ao estudo – que parte dos primeiros habitantes do, então, vilarejo e chega aos dias atuais do município -, as crianças compreendem que, assim como a das cidades, a história de cada pessoa também é constituída por acontecimentos marcantes. O dia do nascimento, os primeiros passos, as primeiras palavras ditas, o primeiro dia de aula, o aniversário de 15 anos, o ingresso na faculdade, o primeiro emprego e o nascimento dos filhos são apenas exemplos de momentos que compõem a trajetória de cada um.
Além de ficarem guardados na memória, esses episódios são registrados em documentos, fotografias e objetos que contribuem para a conservação e para o resgate dessas lembranças. Para um historiador, esses registros são chamados de Fontes Históricas – mais um tema abordado durante os estudos.
Foi com o intuito de enriquecer a aprendizagem dos educandos que eles foram estimulados a conhecer, mais profundamente, suas próprias histórias. Para isso, foram desafiados a confeccionar, com a ajuda dos seus familiares, um “Baú de Memórias”, no qual seriam reunidos documentos, fotografias, objetos e roupas que, por alguma razão, marcaram suas vidas.
Posteriormente, cada estudante contou sua trajetória aos colegas, a partir das fontes históricas escolhidas e acondicionadas no seu “Baú”.