Para celebrar o Dia do Estudante – comemorado em 11 de agosto, os integrantes da Juventude Notre Dame – um grupo de amigos unidos em solidariedade e fé, sob a identidade Notre Dame e pela construção de um mundo melhor – promoveram diversas atividades, no decorrer desta semana.
Na segunda-feira (08), quando chegaram ao Colégio Notre Dame Aparecida, os educandos depararam-se com uma exposição fotográfica, instalada nos seus corredores. Nos retratos, identificaram seus próprios rostos, porém, anos mais jovens, já que a mostra teve o objetivo de lembrar a trajetória educacional dos estudantes matriculados na instituição de ensino desde a Educação Infantil e dos Anos iniciais do Ensino Fundamental.
Além disso, durante a semana, foram realizadas atividades como apresentações de músicas, declamações de poemas e divertidas demonstrações práticas de esportes olímpicos, no intervalo da manhã.
Ainda, na quinta-feira (11), com o intuito de estimular a integração entre as turmas, foi realizada a primeira etapa dos Jogos Interséries de 2016, com a disputa de partidas de Futebol Society Masculino. Participaram da competição, equipes compostas por estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Comemorações no Ensino Fundamental I
As crianças matriculadas do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental, matriculadas no turno da tarde, também comemoraram o Dia do Estudante, na quinta-feira. Além de serem parabenizadas pelas educadoras e pela equipe de coordenação escolar, elas participaram de atividade de integração, que contou com a distribuição de cachorros-quentes e refrigerante.
Após, reunidos no auditório, assistiram à peça de teatro “Capitão Planeta”. Encenada pelos estudantes do 5º Ano B, a representação propôs uma reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Por fim, os educandos prestigiaram declamação de poemas sobre o papel do estudante.
Origem do Dia do Estudante
O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto, mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX. Durante as comemorações do centenário deste ato que auxiliaria a minimizar as diferenças sociais entre brasileiros – uma vez que, antes dele, somente membros de famílias com alto poder aquisitivo poderiam cursar o Ensino Superior, então, oferecido somente na Europa – Celso Gand Ley sugeriu que o dia homenageasse os estudantes.