Quando alguém ouve uma história de ficção, escuta uma notícia radiofônica, lê um romance ou assiste a uma telenovela, está diante do mesmo gênero textual: a Narrativa, usada para contar histórias e para relatar acontecimentos reais ou fictícios , apresentados de forma oral, escrita, visual ou por meio de encenações.
Após o estudo teórico dos tipos de Narrativa – Romance, Novela, Conto, Crônica, Fábula, Notícia, entre outros – e dos elementos que compõem o gênero textual – tempo, espaço, personagens, narrador e enredo -, os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida desenvolveram uma atividade prática, utilizando o jornal Joca – publicação da Editora Magia de Ler, destinada a crianças e jovens.
Para isso, inicialmente, os educandos deveriam explorar o periódico e escolher as três notícias que mais lhes chamaram a atenção. Elas, deveriam, então, ser narradas no caderno de textos e memorizadas, para que fossem apresentadas no “Telejornal do 5º Ano”, na aula seguinte.
Durante ela, os estudantes se posicionaram como âncoras de telejornal e apresentaram as notícias retiradas do Joca, entre as quais se destacaram: “Brasil terá santuário de elefantes”, “Telefone mais barato do mundo”, “Coleira encontra cachorros” e “Menino afegão ganha camiseta de Messi”.
Além disso, depois de terem adaptado as notícias escritas para a linguagem oral, os educandos foram desafiados fazer o contrário: transformar relatos orais em escritos. Para tanto, em casa, cada um deveria assistir a um telejornal e registrar algumas informações, como o nome do programa escolhido, o dia em que foi assistido e a notícia que achou mais interessante, além de, claro, a narrar essa informação – o que também foi apresentado aos colegas.
Telejornal do 3º Ano
Uma atividade semelhante foi desenvolvida pelos matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental. Eles também fizeram a leitura do Joca e escolheram três notícias para que fossem registradas e apresentadas no “Telejornal do 3º Ano”. Os objetivos dessa tarefa, porém, foram o estímulo à produção textual, à memorização e à expressão oral, o exercício das regras de pontuação e de acentuação e o incentivo à leitura, à curiosidade e ao interesse pela informação.