Afinal, de que forma os Números Inteiros, tanto os Positivos quanto os Negativos, são utilizados no dia a dia? Esse questionamento motivou a realização de atividades diferenciadas, propostas aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida, na disciplina de Matemática.
Ao analisar o cotidiano, durante as últimas semanas, os educandos perceberam que esses números são utilizados para determinar a temperatura, o saldo da conta bancária, a altitude, o saldo de gols de um time, os fusos horários e a profundidade de um lago, por exemplo. Concluíram, então, que os Números Inteiros fazem parte do dia a dia, de forma natural, tanto que seu uso prático, muitas vezes, não é associado aos conteúdos teóricos estudados na escola.
Depois de aprenderem a identificar a presença dos números positivos e negativos nas atividades habituais, os estudantes foram desafiados a confeccionar cartazes em 3 dimensões, nos quais deveriam representar as situações cotidianas em que eles aparecem, utilizando materiais alternativos. Depois de prontos, os trabalhos foram apresentados aos colegas e expostos no hall da instituição de ensino.