“O Brasil atravessa um momento histórico de transformações bruscas e profundas, com repercussões decisivas no âmbito cultural, religioso, econômico, social e político. Família, Escola, Nação e Igreja estão envolvidas em um processo vertiginoso de mudanças. (…) E a juventude desponta e começa a assumir sua parcela de responsabilidade. Julgamos chegada a hora para a realização de um desejo longamente acalentado pelas Irmãs que trabalham em nossas escolas de Ensino Médio, espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e na velha capital Rio de Janeiro”.
O texto acima, escrito em 1963, faz parte dos anais da Congregação de Nossa Senhora, mas poderia, perfeitamente, ter sido escrito nos dias de hoje. Assim como há 53 anos, o país enfrenta instabilidades em diferentes esferas sociais e, novamente, a mobilização dos jovens pode fazer renascer a esperança de um futuro melhor.
Por isso, as mesmas palavras que, naquele ano, descreveram os motivos que impulsionaram a realização do 1º Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, introduziram o convite feito aos estudantes do Colégio Notre Dame Aparecida, na quarta-feira (20), para que participem da 6ª edição do evento, que acontecerá em 2016.
No início da manhã, nas salas de aula, os estudantes foram estimulados a refletir sobre a história do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto. Morto aos 18 anos, em março de 1968, com um tiro disparado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, durante um protesto por melhorias no restaurante estudantil Calabouço, Edson tornou-se símbolo da luta da juventude brasileira contra o regime militar.
A partir do exemplo de jovens que, como o estudante secundarista, na década de 1960, se posicionaram pela mudança, os educandos da Rede de Educação Notre Dame foram instigados, durante a cerimônia de lançamento do VI Encontro Nacional da Juventude Notre Dame – realizada concomitantemente em todas as escolas participantes -, a serem agentes da transformação, porém, por meio da paz.
Com o tema “Força de Paz!”, o evento reunirá, em Passo Fundo, de 07 a 10 de setembro, cerca de 800 educandos do 8º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, oriundos das escolas mantidas pela Congregação de Nossa Senhora no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal.
Além de promover o protagonismo dos jovens a partir de atividades de reflexão, espiritualidade e estudo, o Encontro – que também foi apresentado às demais turmas do Ensino Fundamental, durante a tarde – será, ainda, um momento de integração, confraternização, partilha e claro, muita diversão.
Durante a cerimônia de lançamento da sexta edição do evento aos educandos, eles ainda participaram de uma reflexão sobre os 200 anos da morte de Santa Júlia Billiart, celebrados em 8 de abril. A bondade da santa, sua fé inabalável em Deus e os preceitos educacionais postulados por ela e que inspiram o trabalho desenvolvido pelas Irmãs de Notre Dame em todas as suas obras foram recordados.