Em 10 de março de 1930, uma celebração religiosa na Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus, em Carazinho, marcou a inauguração do, então, Colégio Nenê Dillenburg Sassi. Nesse dia, 79 meninas iniciaram as aulas na instituição de ensino fundada pelas Irmãs de Notre Dame, que haviam chegado ao Brasil sete anos antes.
86 anos após a cerimônia, na manhã desta quinta-feira, mais de 300 estudantes estiveram reunidos, na mesma igreja, para celebrar a história do educandário, hoje chamado de Colégio Notre Dame Aparecida.
Durante a missa, presidida pelo Padre Mateus Danieli, os educandos matriculados no turno da manhã, educadores, funcionários e religiosas também agradeceram, em meio a orações e cantos de louvor, pela trajetória educacional da escola, desenvolvida a partir dos princípios da mãe espiritual da Congregação de Nossa Senhora, Santa Júlia Billiart.
Além disso, a celebração eucarística estimulou a reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016: Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
Depois dela, no Ginásio de Esportes do Colégio, os educandos participaram de um lanche partilhado, organizado no estilo de festa de aniversário, com direito a bolos, balões e adereços.
No período da tarde, além de lancharem em conjunto, os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I homenagearam o Colégio com mensagens de carinho, cantos e com a apresentação de cartazes contendo imagens, frases e palavras que representam o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino e o amor que sentem por ela.