A chuva ácida é um dos principais problemas ambientas existentes nos países industrializados, afinal ela é formada a partir da concentração de poluentes químicos, resultantes, principalmente, da queima de combustíveis fósseis – óleo diesel, gasolina, carvão e petróleo -, em usinas de energia ou de fundição de cobre. Esses poluentes liberam gases, como o óxido de nitrogênio (NOx), o dióxido de carbono (CO2) e o dióxido de enxofre (SO2), que reagem com as partículas de água presentes nas nuvens, formando o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4). Ao se precipitarem, na forma de chuva, neve ou neblina, esses ácidos provocam danos no solo, nas plantas, nas construções e afetam os animais marinhos e terrestres.
Com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a participação de cada pessoa na emissão de gases poluentes que aumentam a acidez da atmosfera, a turma da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Aparecida realizou um experimento que simula os efeitos da chuva ácida. Utilizando um recipiente de vidro com água, enxofre em pó e uma rosa, a turma observou a mudança na cor e no aspecto da flor, quando em contato com o gás liberado dentro do recipiente após o aquecimento do enxofre.
Verificando, os prejuízos que a chuva ácida causa à natureza, os educandos compreenderam, na prática, sobre como ela é formada, quais são os malefícios da emissão do SO2 e como podem contribuir para minimizar a incidência dessa chuva.