Voltados a estudantes e seus familiares, encontros enfatizaram os benefícios proporcionadas e as oportunidades descortinados pela internacionalização do ensino
Posicionando-se na vanguarda pedagógica e preparando seus estudantes para a vida futura, a Rede de Educação Notre Dame promoveu, na manhã desta quarta-feira (25), um evento festivo que destacou um dos principais diferenciais de suas instituições: a internacionalização do ensino. Realizada na Bless Centro de Eventos, a celebração congregou estudantes do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus, além de educandos do Colégio Notre Dame Aparecida – mantido em Carazinho.
Matriculados no 8º e no 9º Ano do Ensino Fundamental, os presentes aprofundaram seu entendimento sobre o convênio firmado com a Texas Tech University – Instituição de Ensino Superior que possui um dos maiores campi dos Estados Unidos. Para tanto, escutaram atentamente ao diretor de Relações Internacionais da TTU, Jared Lay, e ao superintendente de Parcerias Acadêmicas da Universidade, Scott Lucas.
Enfatizando a alegria sentida por interagirem com os educandos, os norte-americanos apresentaram a infraestrutura da universidade centenária, a qual já recebeu 415 mil alunos estrangeiros, oriundos de 71 países. Com intermediação da equipe da Liberty Education – empresa especializada na implantação do programa internacional adotado pelas escolas Notre Dame -, os visitantes ainda apresentaram aos adolescentes a possibilidade de experimentação da vida universitária no Estados Unidos, por meio de intercâmbio a ser realizado em julho de 2025.
Oportunizando novas experiências educacionais e recreativas aos inscritos, o Summer Camp permitirá que os estudantes explorem novos interesses e habilidades, em um ambiente plural e colaborativo. Desse modo, complementará as vivências culturais e acadêmicas que, por meio da parceria estabelecida em 2023, são asseguradas aos matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio, os quais dispõem de disciplinas da matriz estadunidense na sua grade curricular regular.
Cursando Public Speaking, a estudante do Colégio Notre Dame Aparecida, Mariana Zirbes, destaca como as aulas viabilizam o desenvolvimento de múltiplas habilidades, a partir da apropriação de conhecimentos sobre oratória. “Aprendemos a construir e expor argumentos para convencer um número grande pessoas. Está sendo fascinante”, exclamou.
Tais aprendizados concretizam-se, conforme descreve a educadora do Colégio Notre Dame Passo Fundo, Vanessa Scolari, pela interação direta com docentes da Texas Tech University. “Os estudantes têm, simultaneamente, dois professores: um daqui e outro da TTU. Meu papel é acompanhar as atividades práticas – de conversação, de debate – e as teóricas – de retórica. Após, os estudantes enviam seus trabalhos para a correção, que é feita pelos professores da Texas”, detalha.
Possibilitando aos jovens a ampliação do seu repertório linguístico e cultural, também por meio das disciplinas de Creative Writing (Escrita Criativa) e Entrepreneurship (Empreendedorismo), a Internacionalização oferecida pela Rede de Educação Notre Dame ainda permite que eles acumulem créditos, os quais poderão ser utilizados para o ingresso no Ensino Superior nos Estados Unidos.
Reunião com responsáveis pelos educandos
Antes mesmo de celebrarem alegremente junto aos estudantes, Jared Lay e Scott Lucas reuniram-se com familiares dos adolescentes, esmiuçando, igualmente, as particularidades do convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior que representam e os educandários gaúchos.
Texas Tech University
Figurando entre as 20 melhores universidades estadunidenses, a Texas Tech University foi fundada em 1923. Com sede em Lubbock, a instituição pública oferece 150 cursos de graduação, 100 de mestrado e 50 de doutorado.