Vivência será propiciada a partir do próximo ano letivo, para educandos matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental e na 1ª Série do Ensino Médio
Uma proposta inovadora foi apresentada às comunidades educativas do Colégio Notre Dame Aparecida, de Carazinho, e da Escola Notre Dame Menino Jesus, de Passo Fundo, na quinta-feira (09). Em uma manhã repleta de interação e entusiasmo, que teve a Bier Site como cenário, aqueles prestes a ingressar no 9º Ano do Ensino Fundamental e na 1ª Série do Ensino Médio conheceram, detalhadamente, a internacionalização adotada pela Rede de Educação Notre Dame. No anoitecer, por sua vez, foram os responsáveis pelos adolescentes que estiveram reunidos, na mesma casa de eventos, para receber informações acerca da iniciativa.
Implementada a partir do próximo ano letivo, com o intuito de contribuir com a ampliação dos repertórios linguístico e cultural dos jovens, bem como de descortinar diante dos seus olhos novas perspectivas, a experiência de High School pressupõe a integração, no currículo obrigatório, de disciplinas da matriz norte-americana. Para tanto, contará com o aporte metodológico e humano da Texas Tech University – Instituição de Ensino Superior centenária, que possui um dos maiores campi dos Estados Unidos. Assim, além de aprenderem os conteúdos que compreendem o currículo brasileiro, os educandos terão a oportunidade de aprimorar seu domínio da Língua Inglesa. E, ao concluírem o Ensino Médio, poderão utilizar os créditos e certificados obtidos por meio da internacionalização para buscarem o ingresso em uma universidade norte-americana.
O convênio prevê, ainda, a experimentação da vida universitária estadunidense durante um intercâmbio, no qual serão realizadas, também, atividades recreativas e, inclusive, uma visita à NASA.
Tais informações foram salientadas às comunidades escolares pela equipe da Liberty Education – empresa especializada na implantação de programas internacionais, em parceria com a Texas Tech, nas escolas brasileiras.
Por sua vez, o diretor de relações internacionais da Universidade, Jared Lay, elucidou, por meio de videoconferência, as dúvidas suscitadas pela apresentação, salientando reiteradamente sua alegria em ter, nas escolas Notre Dame, novos distritos da Instituição de Ensino Superior – afinal, visando proporcionar um modelo inteligente de construção de saberes, ela dissemina sua expertise por distritos escolares independentes que, localizados em mais de 60 países, já ultrapassaram a marca de 350 mil alunos.