Eles estão nos ponteiros dos relógios, no giro da bailarina, nos saltos dos ginastas, nas manobras de skate, no parque de diversões e no campo de futebol. Ou seja, esse conteúdo das aulas de Matemática, assistidas na educação básica, pode ser encontrado em toda a parte, basta um pouco de atenção. Isso foi o que constataram os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida, durante atividade prática sobre os ângulos.
Inicialmente, as turmas aprenderam os conceitos, a classificação e a forma correta de medi-los. Após, receberam a tarefa de confeccionar maquetes que representassem situações cotidianas em que eles aparecem.
Cada grupo, então, pesquisou e definiu uma determinada circunstância e, utilizando materiais alternativos, produziu as representações, durante as aulas de Matemática. Depois de prontos, os trabalhos foram apresentados aos colegas.
Além de estimular a criatividade, desenvolver a capacidade de relacionamento e o trabalho em equipe e instigar a pesquisa e a produção do conhecimento de forma autônoma, a atividade prática objetivou evidenciar como a teoria é aplicada no dia a dia, para, assim, facilitar a memorização e o aprendizado.