82 dias. Quando os pensamentos se voltam ao passado, o período compreendido em menos três meses talvez não pareça suficiente para que se viva uma experiência acadêmica verdadeiramente transformadora. No entanto, algumas dezenas de estudantes Notre Dame podem comprovar o contrário. Afinal, exatos 82 dias separaram o momento em que foram convidados a participar de uma maratona criativa do instante em que confrontaram suas ideias.
Voltada a pré-adolescentes matriculados no 8º e no 9º Ano das diferentes instituições que integram a Rede de Educação, a vivência foi inteiramente ao encontro da proposta pedagógica Notre Dame para o Ensino Fundamental II – a qual, mais que preparar os educandos para compreender o mundo, visa capacitá-los para que o impactem positivamente, priorizando a construção de competências socioemocionais e o desenvolvimento de habilidades como a curiosidade, a inventividade e a proatividade, por meio de uma aprendizagem ativa, multidisciplinar e inovadora.
Intitulada Hackathon – termo que se origina das palavras em língua inglesa hack e marathon -, a iniciativa pretendia ser, de fato, uma maratona capaz de modificar o sistema. Por isso, ao ser realizada com o assessoramento da primeira parceira Google da América Latina voltada à transformação digital de instituições de ensino, ela desafiou os inscritos a unirem esforços para solucionar problemas comuns à sociedade contemporânea.
Por meio de práticas síncronas e assíncronas, todas mediadas pelos assessores pedagógicos da Foreducation EdTech, os estudantes compreenderam e aplicaram conhecimentos comuns à realidade corporativa, tais como o método Design Thinking, a fim de idealizar o Produto Minimamente Viável que, inspirado pelo desejo de fomentar a empatia, deveria ter um protótipo desenvolvido a partir da linguagem de programação.
Os games delineados pelas equipes de cada educandário Notre Dame foram, então, submetidos à avaliação popular e de um júri especializado – os quais escolheriam os times que progrediriam na competição, representando a sua instituição de ensino na grande final.
Realizada no dia 25 de junho, por meio de plataforma digital, a disputa foi precedida por um novo Sprint – período de 72 horas em que os classificados deveriam dedicar-se a encontrar uma solução inovadora para a seguinte questão: “Como podemos criar um jogo que reflita sobre uma vida saudável e o bem-estar de todos, em todas as idades?”
Dispondo de apenas um minuto para persuadir os avaliadores da relevância da sua ideia, os estudantes Félix Guerra, Vicenzo Tomé, Bruno de Oliveira, Felipe Machado e Bruno Mosselaar, representantes do Colégio Notre Dame Aparecida, conquistaram o 2º lugar da competição.
Apropriando-se das ferramentas disponíveis na plataforma Scratch, os integrantes da equipe “F²B²V CREW” idealizaram uma dinâmica direcionada a crianças, com o propósito de estimular o consumo de frutas.
Surpreendendo até mesmo os assessores pedagógicos da EdTech, o júri, composto por docentes e coordenadores escolares sem qualquer vínculo com a Rede de Educação Notre Dame, também congratulou um segundo time como vice-campeão: o “Sabedoria em Ação”, da Escola Notre Dame Menino Jesus.
O título de campeã da competição, por sua vez, ficou com a equipe “Ratamahatta”, do Colégio Notre Dame Passo Fundo – a qual desenvolveu um game capaz de enfatizar, através de bonificações, os hábitos que contribuem com a manutenção da saúde física e mental.
A terceira colocação, por fim, foi conquistada por pré-adolescentes matriculados no Colégio Notre Dame Ipanema.
Para a coordenadora pedagógica do Colégio Notre Dame Aparecida, Sabrina Penz Rizzi, o Hackathon, além de propiciar a construção novos saberes, possibilitou que os educandos desenvolvessem habilidades relacionadas à pesquisa, à gestão do tempo e ao trabalho em equipe. “Outro aspecto interessante é que os estudantes foram vistos e avaliados por profissionais que não têm vínculo com o Colégio. Ou seja, o projeto que eles desenvolveram foi reconhecido e validado por uma banca externa, tornando a premiação ainda mais significativa”, ressalta.
As quatro equipes que se destacaram, bem como todas as finalistas da disputa escolar, serão premiadas, durante o mês de agosto, pela Rede de Educação Notre Dame.