Com o objetivo de aliar a teoria à prática, tornando o aprendizado da Matemática mais significativo, concreto e de fácil assimilação, os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida participaram de uma atividade saborosa. Numa proposta educativa e participativa, os estudantes aprimoraram o estudo das Frações utilizando pizzas.
Inicialmente, foi realizado um levantamento dos sabores preferidos entre os educandos. Após, eles produziram gráficos para representar os resultados de maneira detalhada e de fácil entendimento.
Na aula seguinte, divididos em duplas ou trios, os estudantes receberam a tarefa de repartir suas pizzas – compradas considerando o levantamento inicial – de acordo com diferentes frações determinadas pelas educadoras.
Após, cada grupo deveria explicar a divisão da sua pizza aos colegas, denominando as pizzas inteiras e fracionadas, após a retirada de alguns pedaços. Ainda durante a atividade, os estudantes puderam saborear o alimento.
Além desta aula prática, foram realizadas diversas atividades relacionadas ao estudo de Frações, entre elas, desenhos, registros e leitura de frações.