Conforme previsto na Lei 13.415 de 2017, o Novo Ensino Médio será implementado, em todo o país, a partir de 2022. Dessa forma, os adolescentes matriculados na última etapa da Educação Básica devem desfrutar de carga horária ampliada, além de itinerários formativos que, complementando a formação geral básica, vão possibilitar a aplicabilidade dos conceitos aprendidos, contribuindo para a sua capacitação técnica e profissional.
Em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação, o Colégio Notre Dame Aparecida elaborou uma proposta pedagógica pautada na interdisciplinaridade e no protagonismo estudantil, a qual será instituída de forma gradual.
No próximo ano letivo, serão os adolescentes matriculados na 1ª Série que, além de assistir às aulas que compreendem os componentes curriculares convencionais, vão construir saberes por meio das trilhas de aprendizagem.
Ao todo, quatro serão ofertadas pela instituição de ensino, com o objetivo de fomentar a pesquisa e estimular o empreendedorismo, o autoconhecimento e autonomia, propiciando a formação do educando em todas as suas dimensões. Conheça-as:
Este itinerário pretende estimular os estudantes à reflexão sobre seus desejos e objetivos. Para tanto, pressupõe a realização de encontros semanais, nos quais os jovens serão desafiados a estabelecer metas e perseguir, com determinação, autoconfiança e persistência, seus planos para o presente e para o futuro. Desse modo, a trilha pretende contribuir para o desenvolvimento de uma visão ampla a respeito do mundo do trabalho, favorecendo a compreensão dos seus impactos na sociedade, a identificação de afinidades e a observação de tendências.
Este itinerário tem por objetivo o desenvolvimento do espírito empreendedor, por meio do estímulo à consolidação de novas ideias de negócio. Para isso, norteados pelo método Canvas, os educandos irão construir saberes acerca das etapas que envolvem um planejamento estratégico, elaborando a proposta de valor, mensurando custos e receitas, identificando parcerias, conhecendo o público alvo e definindo os canais de vendas e de relacionando com os cliente.
Este itinerário pretende estimular a leitura, a interpretação e a produção de textos científico-acadêmicos, por meio da análise de situações reais que envolvem o uso das tecnologias. Para tanto, irá apropriar-se de produtos cinematográficos, fomentando a reflexão sobre temas que permeiam o ambiente digital, bem como oportunizando a realização de pesquisas e a socialização das produções.
Desenvolvido desde 2018, este projeto se transformará em um itinerário formativo que instigará a investigação e a análise de situações-problema que envolvem temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e cultural, em âmbito local, regional, nacional e global, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias. As temáticas de pesquisa serão definidas pelos próprios educandos, de acordo com suas áreas de interesse.