Há mais de um ano, a pandemia provocada pelo novo coronavírus exigiu que educandos e educadores se adaptassem, de forma repentina, ao ensino remoto. Por isso, se a organização da rotina de estudos já era importante para o bom desempenho escolar, ela se tornou, conforme avalia a psicopedagoga do Colégio Notre Dame Aparecida, Andrea de Mello Lopes, imprescindível para que as crianças e os adolescentes alcancem os seus objetivos.
Ainda de acordo com a profissional, existem estratégias que podem ser adotadas para favorecer o interesse pelas atividades não presenciais e, consequentemente, a compreensão dos conteúdos programáticos. “É importante disponibilizar ao estudante um local tranquilo onde assistir às aulas on-line e, assim, possibilitar que ele se mantenha atento, interagindo e realizando as atividades propostas”, destaca.
A psicopedagoga também sugere que se deixe os materiais escolares previamente organizados, de acordo com o horário escolar ou a sequência didática proposta para a semana, além de propor a adoção de um planner, no qual devem ser detalhadas todas as atividades às quais os educandos devem dedicar-se. “Eles devem ter ciência de que, além de participar das aulas, precisam debruçar-se sobre as tarefas propostas pelos docentes”, enfatiza Andrea.
No que diz respeito às crianças matriculadas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a profissional ainda enaltece a importância de estimular a sua autonomia, permitindo que realizem as atividades por si, mesmo sob a supervisão de um adulto. “O erro faz parte da aprendizagem e toda produção é um ato criativo ”, frisa a psicopedagoga.
Aos adolescentes que compõem as turmas do Ensino Médio, por fim, Andrea orienta que realizem leituras e pesquisas complementares, além de testarem conhecimentos em simulados disponíveis na Internet. Sugere, ainda, que elaborem um mapa mental com os conceitos estudados, destacando exemplos e exercícios, além de buscarem associar os conteúdos aos objetivos dos seus Projetos de Vida.