Projetos de incentivo à leitura são enriquecidos pelo uso da plataforma Árvore de Livros
26 de março de 2021 Notícias, Portal

Com o objetivo de promover a construção do conhecimento de forma autônoma, ampliando o repertório linguístico e cultural dos seus educandos, além de favorecer o desenvolvimento do senso crítico e da habilidade de compreensão do mundo, o Colégio Notre Dame Aparecida promove, anualmente,  iniciativas de estímulo ao hábito de ler.

Imagens (7) (Copy)Em 2021, porém, a parceria firmada entre a Rede de Educação Notre Dame e a Árvore de Livros possibilita que tais projetos sejam aprimorados. Afinal, dispondo de um acervo composto por mais de 30 mil títulos,  os quais são disponibilizados às crianças e aos adolescentes de acordo com a etapa de ensino em que se encontram, a plataforma digital facilita o contato com as mais diversas narrativas literárias. 

É isso, aliás, que estão constatando os estudantes matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental, graças à iniciativa escolar de incentivo à leitura.

Imergindo, por meio dos seus computadores, tablets ou smartphones, nas obras recomendadas pelos educadores responsáveis pelas disciplinas aglutinadas na área do conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, eles ainda estão reconhecendo as múltiplas potencialidades da ferramenta que, contando com um ambiente gamificado, estimula os seus usuários a tornarem-se leitores assíduos.

Após chegarem, virtualmente, à última página dos livros, os educandos devem socializar a trama com os colegas, explorando a perspectiva de um dos personagens em vídeo ou em slides. Dessa forma, exercitam as competências relacionadas à produção textual e à expressão oral e artística.

Imagens (6) (Copy)Nos próximos trimestres letivos, o projeto pretende integrar outros conhecimentos, como os matemáticos. 

Mais sobre a Árvore de Livros

Além de debruçarem-se sobre as leituras indicadas pelos docentes, as crianças e os jovens são convidados a conhecer, de forma independente, o acervo da Árvore de Livros – plataforma que ainda permite aos educadores a proposição de atividades relacionadas às experiências literárias e o acompanhamento da frequência e dos índices de leitura de cada um dos seus estudantes.

  • Colégio Notre Dame Aparecida