Visando fomentar a pesquisa e a produção científica, além de estimular a colaboração, a criatividade e a expressão, incentivando a construção do conhecimento de forma autônoma, o Colégio Notre Dame Aparecida promove, a cada dois anos, a Semana Cultural.
Inspirada pelo 90º aniversário da instituição de ensino, esta edição do evento convidou os educandos do Ensino Fundamental a compreenderem as transformações pelas quais o mundo passou desde 1930. Para tanto, debruçaram-se sobre aspectos como música, religião, moda, literatura, mercado de trabalho e meios de comunicação.
Além de detalhar suas pesquisas em textos acadêmicos, os estudantes matriculados do 6º ao 9º Ano deveriam elaborar sites ou apresentações, utilizando os aplicativos Google For Education, a fim de socializar os resultados dos seus estudos. Afinal, devido à suspensão das atividades escolares presenciais, em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a partilha de saberes foi restrita ao ambiente virtual.
Norteadas pela mesma temática, as crianças que compõem as turmas dos Anos Iniciais também pesquisaram, registraram e socializaram conhecimentos, de acordo com as habilidades e competências características das suas faixas etárias.
Ensino Médio busca soluções capazes de transformar a realidade
Os adolescentes matriculados nas três séries do Ensino Médio, por sua vez, dedicaram-se à análise de problemas de pesquisa relacionados às temáticas abordadas nos Clubes do Conhecimento que integram. Por isso, compreenderam e interpretaram acontecimentos passados, a fim de, no próximo trimestre letivo, propor soluções capazes de transformar a realidade.
Entre os assuntos sobre os quais estão se detendo, estão temas relacionados à saúde pública, aos avanços tecnológicos, à ecologia, à agricultura e às relações sociais – abordagens cujos objetivos, justificativa e metodologia foram apresentados à comunidade educativa, ao longo da última semana, por meio de seminários on-line.