Diante da suspensão das atividades escolares presenciais, ocasionada pela pandemia de Covid-19, a equipe pedagógica do Colégio Notre Dame Aparecida buscou alternativas capazes de assegurar a manutenção dos processos de ensino e de aprendizagem.
Os estudantes matriculados do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, por exemplo, têm os estudos distribuídos conforme o horário das aulas presenciais.
Por isso, no início de cada manhã, recebem o plano de aula relativo ao dia, no qual são listados os materiais de apoio que devem ser lidos e assistidos, além das tarefas que devem ser realizadas. Após, eles participam de aulas on-line, nas quais os docentes responsáveis por cada uma das disciplinas expõem os conteúdos programáticos, esclarecem aspectos relativos às atividades propostas e corrigem exercícios. Há, ainda, períodos reservados à elucidação, por meio de chat com os educadores, de dúvidas acerca das temáticas já estudadas.
Os educandos matriculados no 4º e no 5º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, assistem às aulas on-line por duas horas diárias. Além disso, são orientados a, nos demais horários, realizar tarefas complementares e atividades avaliativas.
Com a mesma duração, as aulas remotas ofertadas às crianças que compõem as turmas de 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental são ministradas de três a cinco vezes por semana. A elas também são disponibilizadas atividades adicionais e é oportunizada a realização de encontros entre os educadores e pequenos grupos de educandos, de modo que interajam com mais proximidade.
As atividades direcionadas aos matriculados no 1º Ano do Ensino Fundamental, no entanto, seguem um planejamento que visa contemplar as particularidades de cada um. Por meio de contação de história direcionada, são introduzidos os estudos relativos às letras e às famílias numéricas. As aulas on-line ainda contemplam, a exemplo de como ocorre no 2º e no 3º Ano, a orientação para a prática de atividade física e a aprendizagem de um segundo idioma. Além disso, as docentes realizam atendimentos individuais.
As sequências didáticas propostas às crianças matriculadas na Educação Infantil, por sua vez, são encaminhadas aos responsáveis semanalmente. Elas favorecem a construção do conhecimento por meio da experimentação e da ludicidade, partindo de diferentes temáticas. Os saberes são complementados por meio de vídeos produzidos e enviados pela equipe pedagógica, além de encontros virtuais entre as educadoras e os colegas.