Criado em 1998, com o objetivo de ser uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agregou, desde 2009, uma nova função. Tornou-se, também, um processo seletivo para ingresso em instituições federais de Ensino Superior e para acesso a programas educacionais mantidos pelo Governo Federal, como o Sistema de Seleção Unificada (sistema informatizado pelo qual instituições públicas de Educação Superior oferecem vagas a participantes do Exame), o Programa Universidade para Todos (que promove acesso às universidades particulares brasileiras para educandos de baixa renda que tenham cursado o Ensino Médio exclusivamente em escola pública ou como bolsistas em escolar privada) e o Programa de Financiamento Estudantil.
Visando a uma melhor preparação para essa prova de tamanha importância, os estudantes concluintes do Ensino Médio da Rede de Educação Notre Dame realizaram, nos dias 19 e 26 de maio, um simulado preparatório – elaborado pela Evolucional, uma empresa voltada exclusivamente à criação e à aplicação de simulados presenciais, pedagogicamente alinhados à matriz do ENEM.
Oportunizando a vivência das mesmas condições de aplicação e de prova do exame oficial, a simulação contemplou, em sua primeira etapa, questões das áreas do conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação; já na segunda, os adolescentes responderam às provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.
Após a realização do Simulado Enem Evolucional, os educandos recebem um diagnóstico abrangente, que compreende orientações exclusivas e sugestão de trilha de estudos personalizada, a fim de que melhorem o seu desempenho. Além disso, por meio de resoluções em vídeo, eles têm acesso à explicação de cada questão da prova, otimizando o processo de aprendizagem. Como as notas do Simulado são geradas seguindo a mesma metodologia de cálculo do Exame Nacional, os estudantes, ainda, podem identificar os cursos e as Instituições de Ensino Superior (IES) em que poderiam ingressar, favorecendo, assim, a elaboração de um plano de estudos adequado ao seu objetivo.
Por isso, de acordo com o vice-diretor do Colégio Notre Dame Aparecida, André Binsfeld, mais que possibilitar a testagem de conhecimentos, o Simulado permite uma análise individual de cada estudante, o que lhe possibilita saber quais conhecimentos foram bem fixados e quais ainda precisam ser explorados. “A partir dos resultados dessa prova, o estudante percebe as competências que precisam ser desenvolvidas individualmente; o professor pode preparar as aulas de sua disciplina considerando as facilidades e dificuldades da turma; e a instituição recebe um panorama geral dos estudantes, que permite o desenvolvimento de projetos que possam auxiliá-los”, explica.
A ferramenta de avaliação, conforme prossegue André, integra o projeto pedagógico do educandário para o Ensino Médio. “Ele contempla a realização, no turno inverso à escolaridade, de aulas preparatórias sobre as quatro áreas do conhecimento. Além disso, proporciona aos jovens momentos de reflexão e de orientação vocacional, a fim de colaborar para a tomada de decisão com relação ao seu futuro profissional”, conclui.
Novo Simulado Enem Evolucional será aplicado no segundo semestre
Correspondendo a 50% do desempenho nas Avaliações Multidisciplinares do trimestre, um segundo Simulado preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em 22 e 29 de setembro.
Além disso, em 26 de agosto e 02 de setembro, serão aplicadas provas aos estudantes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental, na 1ª e na 2ª Série do Ensino Médio.