Como forma de revisão dos conteúdos matemáticos aprendidos em anos anteriores, os estudantes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental e na 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Aparecida foram envolvidos, nas últimas aulas, em uma atividade prática e participativa.
Por meio de aplicativo instalado em seus smartphones e tablets, os educandos deveriam, inicialmente, responder a um quiz, elaborado pela docente responsável pela disciplina de Matemática, Luana Arruda. “Eles deveriam fazer a leitura das questões e solucioná-las em um determinado período de tempo. Assim, a atividade transformou-se em um game de conhecimento, além de um grande desafio, já que os estudantes conheceriam sua pontuação, ao final do jogo de perguntas e respostas”, explica a educadora.
Em um segundo momento, os adolescentes foram desafiados a elaborar seu próprio quiz, a partir de conteúdos já estudados. “Eles formaram grupos, pesquisaram e formularam questões, que, depois, foram respondidas pelos colegas. Por fim, registraram todas as perguntas e respostas no seu material”, esclarece a docente.
Desse modo, afirma Luana, o exercício estimulou o raciocínio lógico e reforçou conteúdos, de forma divertida, mostrando que o estudo da Matemática pode, sim, ser prazeroso.