A madrugada de 07 de junho de 1923 marca a chegada ao Brasil das missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame que dariam início ao serviço educacional, preconizado por Santa Júlia Billiart, no país.
Vindas da Alemanha e dos Estados Unidos, dez religiosas desembarcaram na estação férrea de Passo Fundo, atendendo à solicitação de Frei Jacob Höfer – que expôs à Superiora Geral da Congregação a necessidade de ampliação do número de escolas e da instalação de internatos no interior do Rio Grande do Sul, devido às grandes distâncias e à, consequente, pouca assiduidade às aulas.
A trajetória iniciada por elas, com destaque para a forte atuação nos âmbitos da assistência social, da educação e da saúde, foi apresentada aos colaboradores do Colégio Notre Dame Aparecida, na terça-feira (01), em virtude do início das comemorações alusivas aos 95 anos de presença Notre Dame no Brasil – que serão celebrados em 2018.
Em vista à instituição de ensino, Irmã Lourdes Urban – que integra a comunidade educativa da Escola Notre Dame Menino Jesus, de Passo Fundo – relatou as dificuldades enfrentadas pelas precursoras e descreveu as motivações para que a Congregação fundasse, com o passar das décadas, novas obras. Especialmente, enalteceu o desejo permanente da instituição de auxiliar as comunidades onde está inserida, a fim tornar o bom Deus conhecido e amado.
A religiosa lembrou, ainda, a história da mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Santa Júlia Billiart.