Eles ainda não sabem ler, nem formular frases escritas, mas, com a ponta dos dedos, já sabem fotografar, gravar vídeos e acessar filmes e jogos nos tablets e celulares dos pais. Eles nasceram em um mundo digital, onde o contato com pessoas distantes é feito em poucos segundos, onde as informações sobre os mais variados conteúdos estão disponíveis na palma das mãos, onde os aparatos tecnológicos são tão presentes no dia a dia das pessoas que é quase impossível imaginar a vida sem eles.
Se as novas tecnologias fazem parte do cotidiano dessas crianças, porque não utilizá-las como ferramenta de estudo? Essa é a proposta da atividade desenvolvida com os estudantes do Nível III da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida: utilizar os dispositivos tecnológicos a favor da educação e do aprendizado, tornando o ambiente da sala de aula mais atrativo, interessante e proveitoso.
Na última quarta-feira (13), as turmas usaram tablets para complementar o estudo do alfabeto. Utilizando diferentes aplicativos, os educandos relembraram o traçado de cada letra, o nome e a relação das letras com objetos e palavras. Além disso, estimularam a memória e a percepção visual, por meio de jogos educativos.
A partir de agora o uso dos tablets será frequente nas aulas do Nível III. A ideia é que integrem as atividades das turmas ao menos uma vez por semana.
Estudantes do 2º ano utilizam tablets durante as aulas de Matemática
Com o mesmo propósito, os estudantes do 2º ano B do Ensino Fundamental I também utilizaram tablets como complemento das aulas de Matemática. De acordo com a professora da turma, Leandra de Oliveira, o objetivo da atividade foi reforçar o estudo dos cálculos de adição e subtração por meio de aplicativos matemáticos, tornando a aula mais interessante e participativa.
“Considerando que a maioria dos estudantes tem acesso às novas tecnologias e costuma utilizá-las nos momentos de descontração, o objetivo da atividade foi aproveitar esse conhecimento, essa facilidade em lidar com as ferramentas, para reforçar os conteúdos e auxiliar na fixação das operações matemáticas”, destaca a professora.