Desde os primórdios, o homem desenvolve estudos sobre a matéria e tenta compreender como ela é constituída. Os antigos gregos, por exemplo, explicavam sua origem a partir da Filosofia.
Para eles, tudo era formado a partir dos quatro elementos – terra, água, fogo e ar -, esclarece a docente de Química do Colégio Notre Dame Aparecida, Tássia dos Reis. “Naquela época, também na Grécia, foi estabelecido o primeiro conceito de matéria e sua menor parte foi denominada como ‘átomo’ – que, no idioma local, significa indivisível”, prossegue.
“O átomo é a partícula essencial da matéria. Ou seja, é o constituinte básico de qualquer ser vivo ou objeto,” descreve Tássia. Por isso, ao longo da história, os cientistas tentaram explicar como seria a sua estrutura.
Mesmo que não exista um modelo atômico definitivo e que a ciência busque, constantemente, novas descobertas sobre a matéria, um dos aceitos pela comunidade científica é o postulado por Rutherford-Bohr, no qual o elétron orbita o núcleo.
Foi ele que os estudantes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental da instituição de ensino reproduziram, após estudos teóricos sobre as partículas positivas, negativas e neutras que formam o átomo – prótons, elétrons e nêutrons.
Para confeccionar os modelos tridimensionais de diferentes elementos químicos, os educandos deveriam considerar as características e as aplicações das partículas representadas, além de descrevê-las e anexá-las às representações.