A Campanha da Fraternidade de 2017, através do tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, faz um alerta à sociedade sobre a necessidade de preservação dos biomas existentes no território brasileiro: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Motivado pela temática, o Colégio Notre Dame Aparecida organizou as atividades pedagógicas do ano letivo, a fim de promover, também no ambiente escolar, uma reflexão sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Os estudos desenvolvidos pelos estudantes com base no assunto serão apresentados em julho, durante a Feira do Conhecimento – evento realizado pela instituição de ensino a cada dois anos.
Integradas no projeto, as turmas da Educação Infantil elencaram um dos seis biomas brasileiros ou um animal característico dessas regiões para nortear suas pesquisas. “O Maternal escolheu a jaguatirica como animal símbolo. As turmas Júnior escolheram algo mais próximo da vivência dos estudantes, elencando a joaninha como o animal que gera questionamentos, vivências e necessidades de cuidado. O Nível I escolheu o papagaio-charão, que é da nossa região. O Nível II elencou a caatinga e suas curiosidades como tema gerador das atividades, e o Nível III escolheu a onça pintada como símbolo”, explica a coordenadora pedagógica do segmento escolar, Evanir Grimm.
Durante os estudos teóricos sobre o papagaio-charão, por exemplo, as turmas do Nível I aprenderam que a ave é encontrada no Sul do país, nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente em regiões onde existe a Araucária – árvore cujas sementes servem de alimento para a espécie.
Aprenderam, também, que há alguns anos, foi constatada a presença do papagaio-charão em Carazinho, mais especificamente no Parque Municipal João Alberto Xavier da Cruz, que possui um número significativo de exemplares de Araucária. Porém, dados atuais demonstram que a espécie não utiliza mais a área como dormitório.
Além de estudarem as características físicas da ave, seu tamanho e cores, as curiosidades do seu habitat, modo de vida e alimentação, e sobre a ameaça de extinção que enfrenta, os estudantes estão desenvolvendo atividades práticas com base na temática, como, por exemplo, trabalhos de pintura e colagem.