A vida é movida por diferentes energias. A energia elétrica, por exemplo, cumpre papel essencial nas residências, pois possibilita a iluminação, a manutenção dos alimentos, com o seu acondicionamento em geladeiras, a temperatura ambiente agradável, com o uso do ar condicionado, e da água para o banho, além do uso de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos. Já, com o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP ), popularmente conhecido como gás de cozinha, são preparados os pratos e, em alguns casos, é aquecida da água do banho. Além disso, durante a locomoção, seja ela feia por transporte coletivo (ônibus, trem) ou individual (carros), são utilizados combustíveis de derivados de petróleo, como o óleo diesel e gasolina, biocombustíveis, como o álcool e o biodiesel ou, ainda, o gás natural.
Essenciais para a vida, as fontes de energia, sejam elas renováveis ou não, são geradas por meio do uso de recursos naturais: para obter-se a energia elétrica, são necessários reservatórios e quedas d’água (usinas hidrelétricas); a eólica precisa dos ventos; a solar, dos raios que emanam do Sol; e a termelétrica de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o gás natural.
E foi, justamente a geração de energia que norteou os trabalhos que os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida vão apresentar na Feira do Conhecimento da instituição de ensino, que acontecerá no dia 03 de julho.
Desde o início do ano letivo, as turmas pesquisaram as formas como são produzidas essas energias, o impacto que causam ao meio ambiente, as vantagens e as desvantagens do uso de cada uma dessas fontes, as causas do aumento das contas de luz, o objetivo das bandeiras tarifárias e as alternativas que podem ser adotadas pela população, tanto para reduzir os gastos com energia elétrica, como para amenizar os danos causados à natureza.
Com todas essas informações na ponta da língua, durante a Feira, o desafio dos estudantes será orientar o público sobre o consumo consciente de energia, por meio de anúncios publicitários, com imagens e frases de impacto, produzidos por eles mesmos. Para buscar inspirações para a confecção desses textos, os educandos pesquisaram na Internet materiais publicitários já existentes sobre o tema. Fizeram isso em sala de aula, utilizando os tablets da escola.
Além dos anúncios, para compor a apresentação no evento, as turmas utilizarão maquetes que representam o processo de produção das energias.