Viagem reforça o estudo sobre os povos imigrantes
20 de novembro de 2015 Notícias, Portal

Com o objetivo de complementar os estudos sobre o Rio Grande do Sul, mais especificamente sobre a colonização italiana e alemã, os estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida visitaram Bento Gonçalves e Lajeado – municípios colonizados por imigrantes das duas etnias -, em viagem de estudos.

Passeio de estudos (26)Em Bento Gonçalves, os educandos conheceram a Epopéia Italiana, um parque temático no qual são representadas a arquitetura e a história da colonização do Rio Grande do Sul e são reproduzidos elementos da cultura do povo imigrante, como a indumentária e os costumes. No local, as crianças também puderam degustar alimentos típicos da culinária italiana, como queijos, suco de uva e biscoitos. Além da visita ao parque, os estudantes ainda aprenderam sobre o processo de produção do vinho e do suco de uva, na Vinícola Aurora.

Passeio de estudos (57)Em Lajeado, eles visitaram o Parque Histórico de Lajeado, onde puderam visualizar prédios antigos, em estilo enxaimel – uma característica das habitações dos primeiros colonizadores germânicos. No local encontra-se, também, um acervo de utensílios e de ferramentas utilizados pelos imigrantes alemães. Os estudantes ainda passearam pelos pontos turísticos da cidade.