Utilizando aplicativo de realidade aumentada, estudantes aprendem sobre ética e cidadania
15 de julho de 2015 Notícias, Portal

Nível III (1)Existem muitas formas tradicionais, interativas e animadas, de apresentar as narrativas dos livros infantis às crianças: encenações, teatros de fantoches ou contações, utilizando diferentes entonações, têm o poder de transportar, em poucos instantes, os espectadores para o contexto das histórias.

Nível III (2)As turmas do Nível III da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida, porém, utilizaram uma ferramenta tecnológica para conhecer a narrativa de “A Árvore Mais Forte”, escrita por Gunter Pauli.  Por meio de um aplicativo de realidade aumentada, os estudantes viram, na tela dos tablets, as imagens estáticas das páginas do livro ganharem movimento e os personagens ganharem voz, tornando a narrativa mais atrativa e interessante.

A partir da obra, de acordo com as educadoras Paola Gomes Neitzke e Deise Padoan, as crianças foram estimuladas a refletir sobre a importância de agir com ética, cidadania e solidariedade. “Muitas questões foram levantadas, após o contato com a história, com o intuito de fazer com que os educandos pensassem sobre dar sem esperar nada em troca e sentir-se bem ao ajudar o outro”, destacaram.

Nível III (3)Após o trabalho realizado em sala de aula, como tarefa de casa, os estudantes conversaram com seus pais e familiares sobre a reflexão proposta e, em seguida, criaram uma forma de espalhar mensagens de gratidão, de bondade, de solidariedade e de outros bons sentimentos e valores à comunidade escolar.

Entre os trabalhos criados pelas famílias, estão músicas, poesias, desenhos e vídeos.“Para finalizar a atividade, os estudantes visitaram os ambientes do Colégio para propagar o bem, utilizando suas criações”, complementam as educadoras.

Algumas delas podem ser acessadas através dos links obtidos com a decodificação dos QR Codes.