Um intervalo na rotina escolar, em prol da formação integral dos estudantes
31 de março de 2015 Notícias, Portal

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes vivências e experiências de amizade, espiritualidade e reflexão, a Pastoral Escolar do Colégio Notre Dame Aparecida promove, anualmente, os Dias de Formação. Realizadas no Sítio São Miguel, as atividades envolvem as turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e são focadas na formação integral dos educandos.

Dia de Formação - 8º ano (7)De acordo com a Agente da Pastoral, Irmã Angela Thums, esses dias são oportunidades que os estudantes têm de refletir sobre suas vidas, rever suas atitudes cotidianas, seja em sala de aula, em família ou no convívio em sociedade, para, a partir disso, aprimorar suas relações e a forma como olham para si e para o outro.

“Além disso, as atividades visam promover a integração entre os colegas e as turmas, fortalecer a ideia de união além dos grupos de afinidades, quebrar as barreiras que afastam um estudante de outro, enfim, é um momento de trabalhar o crescimento individual e em turma”, destaca Irmã Angela.

Nas últimas duas semanas, participaram dos Dias de Formação os estudantes do Ensino Médio e do 8º Ano do Ensino Fundamental II. Nessa ano, esses encontros têm como tema o movimento “Transformar Conhecimento em Atitude”, instituído, em 2014, nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame. Por isso, além de refletirem, os educandos foram instigados a colocar em prática as conclusões e considerações resultantes das dinâmicas trabalhadas durante a atividade.

Dia de Formação - 8º ano (17)Assim que chegavam ao Sítio, as turmas participavam de momento de espiritualidade, no qual, foram instigadas analisar como o texto bíblico de Emaús (Lc 24) pode ser relacionado com suas vidas, seja como estudante, como filho ou como membro da sociedade. Enquanto refletiam e conversavam sobre o texto, em duplas, os estudantes foram orientados a caminhar por diferentes espaços do sítio, numa representação da caminhada feita pelos discípulos e descrita na passagem bíblica.

Após a partilha das conclusões sobre o texto, em grupos, os educandos deveriam responder a questão: Assim como Jesus enviou os discípulos em missão, qual é a missão de sua turma?

Depois de registrarem as respostas em cartazes, que foram apresentados aos demais colegas no fim da manhã, os estudantes assistiram a vídeos motivacionais e participaram de dinâmicas de grupos, que reforçaram, de forma prática e divertida, o desenvolvimento das habilidades, a importância do foco, da concentração e do trabalho em equipe, além da criatividade, da confiança e da capacidade de argumentação.

Dia de Formação - 8º ano (64)Ao final da manhã, as turmas auxiliaram no prepara do almoço. No período da tarde, puderam aproveitar a área verde do local. Conforme os educandos Thaise Nicolai, Ana Vitória Farion, Marco Antônio Gelain e Bernardo Camine, do 8º Ano, a possibilidade de sair da rotina e estar ao ar livre torna os dias de Dias de Formação ainda mais especiais. Ainda segundo eles, a integração com os colegas e com as outras turmas do mesmo segmento é um dos pontos fortes da atividade.

Para o estudante da 1ª série do Ensino Médio, Homero Kemmerich, a atividade é importante e construtiva, pois, durante ela, são trabalhados os pontos em que a turma precisa melhorar, com relação à convivência com os colegas e o comprometimento com o estudo.

Veja mais fotos dos Dias de Formação: