Turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental reúnem-se em café de chaleira
16 de setembro de 2016 Notícias

Atividade tradicionalista envolveu estudantes dos Colégios Notre Dame e Notre Dame Aparecida e da Escola Notre Dame Menino Jesus

O café de chaleira é um costume introduzido na cultura gaúcha pelos viajantes de origem turca, que vinham fazer comercio no Rio Grande Notre-Dame (4)do Sul no século XIX. Ao amanhecer, faziam fogo e colocavam as chaleiras com água para esquentar. Desencilhavam os cavalos, tirando das malas de garupa o café, as bolachas e o açúcar e montavam um local parecido com um acampamento.

Atualmente, durante a Semana Farroupilha, o café de chaleira é um dos momentos em que os tradicionalistas se encontram para confraternizar. Foi, justamente, para isso que, na terça-feira (13), os estudantes matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental dos Notre-Dame (46)Colégios Notre Dame e Notre Dame Aparecida e da Escola Notre Dame Menino Jesus reuniram-se no Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda, em Passo Fundo.

Ao chegarem no local, as 10 turmas do segmento foram recebidas pela Primeira Prenda Juvenil da entidade, Vitória Oliveira, para um momento de troca de saberes, onde conversaram sobre as lendas que fazem parte da cultura gaúcha. A história do chimarrão e a da Mãe Preta (de origem passo-fundense), foram algumas das narrativas compartilhadas. Além disso, os estudantes assistiram à dramatização – feita por integrantes do CTG -, da lenda “Negrinho do Pastoreio”, popular no Sul do Brasil, e acompanharam a apresentação de danças tradicionalistas, Notre-Dame (79)coreografadas pela Invernada Juvenil.

Depois do momento cultural, os educandos foram conduzidos a outro ambiente do Centro, para degustar alimentos tradicionais do café de chaleira: bolinho de chuva, bolo de milho, grostoli e outros.  Na oportunidade eles também puderam vivenciar um momento de integração com os colegas e trocar cartões – confeccionados durante as aulas – com mensagens de amizade.

Acesse a galeria de fotos: