Somando, subtraindo, dividindo e multiplicando valores, atitudes e sentimentos
4 de março de 2015 Notícias

A Rede de Educação Notre Dame está trabalhando, desde o ano passado, com a campanha “Transformar conhecimento em atitude”, que visa estimular a aplicação do aprendizado de sala de aula nas atividades cotidianas e nas relações interpessoais, por meio da vivência real e prática de valores como a bondade, a amizade, a alegria, a autonomia, a confiança, a honestidade, a justiça, a responsabilidade, a solidariedade e a tolerância

Mas, de que forma os estudos disciplinares podem desencadear reflexões acerca da importância de tais valores? As turmas do 8º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Notre Dame Aparecida, por exemplo, realizaram este trabalho de conscientização com base nas operações matemáticas – soma, subtração, multiplicação e divisão.

Pensando-matematicamente-8Durante as aulas da disciplina, após a leitura do texto “Pensando matematicamente”, divididos em grupos, os estudantes foram desafiados a pensar sobre atitudes, sentimentos e comportamentos que podem ser somados, subtraídos, divididos ou multiplicados no mundo. Cada grupo recebeu uma operação e, a partir dela, desenvolveu cartazes, vídeos e brincadeiras para serem apresentados aos colegas, considerando o objetivo da atividade.

Para os educandos, o mundo precisa subtrair os problemas, os maus sentimentos, a violência, o desmatamento, a poluição e somar direitos humanos, cidadania, cultura, respeito, solidariedade. O mundo precisa dividir o bem, os bons momentos, o cuidado, a autoestima e multiplicar a educação, a fé, o amor, a sustentabilidade, a honestidade, a justiça e outros tantos bons sentimentos e valores.