Semeando bons sentimentos
24 de março de 2015 Notícias, Portal

1º ano EF (17)A Campanha da Fraternidade de 2015, cujo tema é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema é “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), convida os cristãos a refletirem sobre a relação, convocando esforços para que as estruturas, normas e a organização da Sociedade estejam a serviço e em defesa da vida e da dignidade de todas as pessoas, de modo a superar as diferenças sociais.

De acordo com o texto base da Campanha, a temática desse ano “visa despertar e nutrir o espírito comunitário e a verdadeira solidariedade, na busca do bem comum, educando para a vida fraterna, a justiça e a caridade, exigências éticas centrais do Evangelho” (p. 78).

1º ano EF (4)Considerando esses objetivos, durante os estudos sobre a Campanha da Fraternidade, os estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Aparecida foram instigados a serem semeadores de bons sentimentos, em prol de uma sociedade mais digna, fraterna e justa.

Inicialmente, na Capela da instituição de ensino, as turmas compreenderam a parábola “O grão de mostarda”, que compara o Reino dos Céus a um grão de mostarda, “o qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos” (Mt 13:32).

1º ano EF (20)Após, os educandos foram convidados a semear, nas pequenas ações do cotidiano e nas relações interpessoais, as sementes do amor, da solidariedade, da amizade, do carinho, da paciência, do perdão e outros tantos sentimentos.

Em seguida, os sentimentos – representados por grãos de feijão – foram “plantados” em cascas de ovos, para que germinem, cresçam, sejam regados e cuidados pelos estudantes.

Além da reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, a atividade introduziu o estudo dos Símbolos Pascais, com a explicação e representação prática do significado do Ovo de Páscoa, símbolo da vida.